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Perguntas frequentes sobre Correios LOG+


Se eu não sou uma MPE ou MEI, consigo contratar a solução Correios Log+ para Comércio Eletrônico? 

Sim, desde que você atenda aos critérios mínimos para contratação dos Correios quanto à documentação exigida. Veja aqui a documentação necessária.

 

Quero contratar a solução Correios Log+, mas estou em uma cidade e o Armazém dos Correios está instalado em outra localidade. Como devo proceder?

A empresa precisará abrir um CNPJ – FILIAL na mesma cidade onde está localizado o Armazém dos Correios, pois para este serviço os Correios ainda não fazem operações interestaduais.

 

Se minha empresa já possui um contrato com os Correios, como proceder?

Basta incluir o anexo da solução Correios Log+ no contrato existente e permanecer com as regras vigentes. Caso não possua, será celebrado um contrato comercial com os Correios por meio dos consultores comerciais da empresa, preenchendo o formulário de solicitação.

 

Há quantidade mínima ou máxima de SKU para armazenar/mês?

Não. A loja virtual poderá utilizar a quantidade de SKUs* que necessitar.

*O termo Stock Keeping Unit (SKU) - Unidade de Manutenção de Estoque - está ligado à logística de armazém e designa os diferentes itens do estoque e normalmente está associado a um código identificador.

 

Há tamanhos mínimos ou máximos para armazenar meus produtos?

Não, mas para produtos acima de 30kg será necessário consultar os Correios.

 

Há cobrança de cota mínima mensal nesta operação logística?

O serviço Correios Log+ não possui cota mínima, porém requer a contratação do serviço de encomendas e, sendo assim, poderá haver cobrança de cota mínima de acordo com o pacote contratado.


Os Correios irão imprimir minha nota fiscal?

Sim. Os arquivos deverão ser enviados aos Correios por meio da integração entre os sistemas (cliente/loja ou marketplace) para que os Correios possam imprimir a nota fiscal e as etiquetas de envio.

É preciso realizar alteração fiscal do domicílio da empresa e/ou do alvará de funcionamento se o meu estoque estiver em poder de terceiro?

Não há necessidade dessa alteração, já que os Correios atuam com o regime de Armazém Geral.

 

Posso agendar uma visita ao armazém para conhecer o lugar onde meus produtos ficarão armazenados?

Sim. O assistente comercial dos Correios fará o agendamento junto à área operacional e acompanhará o cliente na visita.

 

Como irei gerenciar on-line meu estoque?

Os Correios possuem o melhor sistema WMS para gestão de armazém, que informa os indicadores da operação e os dados do estoque por meio da integração entre sistemas.

*WMS é a sigla para Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém. O WMS é uma ferramenta para a gestão de estoque, espaço, equipamentos e pessoas, que aumenta a produtividade e diminui o custo nos processos dos centros de distribuição, desde o recebimento dos produtos até a expedição.

 

Qual o prazo para entrega dos produtos enviados via Correios?

Nesta operação de logística integrada os prazos são os mesmos para as modalidades SEDEX e PAC.

 

A embalagem está inclusa no preço de atendimento e expedição de pedidos?

Sim. Os Correios possuem vários tipos e tamanhos de embalagem para o acondicionamento correto do pedido.

 

Será feita uma cobrança diferenciada para os envios dos meus produtos?

Sim. A solução Correios Log+ tem tarifas reduzidas nas modalidades expressa e não expressa. Em alguns envios, os descontos podem ser acima de 50%, o que é uma das grandes vantagens do serviço.


Como faço para integrar meu site com o sistema dos Correios?

As informações sobre a integração de sistemas estão no site http://blog.correios.com.br/correioslog/?page_id=821.

Caso a empresa de ERP, marketplace ou o provedor do site da loja virtual ainda não estejam integrados com os Correios basta seguir as orientações descritas acima.